sábado, 12 de novembro de 2011

Clube Atlético Barcelona Comemora 60 Anos de Fundação


O Clube Atlético Barcelona, o alvinegro mais querido de Sorocaba, fundado em 15 de Novembro de 1951, por um grupo de jovens que queriam ter um time para poder disputar jogos amistosos e de campeonatos em Sorocaba e região. Com a dificuldade da época conseguiram através de vaquinha comprar uma bola e jogo de uniforme preto e branco. Para homenagear o Bairro que moravam, deram o nome de Clube Atlético Barcelona. Como primeiro presidente foi designado o ainda jovem Euzébio Moreno, que hoje é o patrono do Estádio do Clube.

Os anos passaram e agora com 60 anos o “BARÇA”, como é carinhosamente chamado pelos seus torcedores, é dono de um patrimônio invejável, quem sabe o maior de um clube amador de Sorocaba e região. Para chegar até esse ponto foram lutas incansáveis de ex-presidentes, diretores e abnegados, que muitas vezes trocaram o aconchego de seus lares por trabalhos dedicados ao clube ao clube. Nesta lista entram Moraizinho e seus filhos, Benedito Lisboa, presidente por dezenas de vezes e hoje pai do atual presidente o Carlinhos Lisboa. João Batista o presidente das duas maiores conquistas do Clube. 

Os títulos de campeão varzeano de 90 e 93, sob o comando do técnico Moacir Cardoso. Recentemente tem que se exaltar o trabalho feito pelo penúltimo presidente o Carlão, ao lado do Peixe, dois jovens arrojados que investiram no patrimônio e social, sem deixar de lado o time de futebol.

Mas tem aqueles que sempre foram diretores do alvinegro como Luiz Baiano, Zóio Cardoso, Miltinho Preá, que atualmente comanda a diretoria de eventos e faz com sucesso o Show de Cururu e jantares beneficentes. Também não se pode falar do Barcelona sem citar Cristino Batata, um apaixonado pelo alvinegro. Apaixonados também eram Gê e Mauri, que morreram em campo com a camisa do clube, numa fatalidade difícil de ser esquecida.

Moacir Cardoso fala dos inúmeros títulos que o clube tem no veterano, juvenil, quarentão e cinquentão, mas não se esquece das duas principais conquistas. O bicampeonato varzeano em 90 e 93, sob o seu comando. No primeiro ano a base era Xandó, Carlinhos Edson, Big e Garibaldo, Alan, Juquinha, China e Maurinho, Neizinho e Teixeirinha. Um timaço que jogava por música sob a batuta de Teixeirinha. 

Em 93, chegaram outros e novamente veio a conquista do Bicampeonato: Drácula, Edson, Gustão, Gilmar Cabide e Big, Juquinha, André, Zequinha e Doca, Maurinho e Barriga. Ele lembrou também de Neizinho revelado pelo juvenil, sob o comando do Gê, foi para São Bento depois Santos, Flamengo, exterior e hoje ainda faz sucesso no Veterano. 

O BARÇA mantém uma parceria com a Unimed, mantendo mais de 300 crianças sem nenhum custo para os pais, lembrando que tudo começou com o saudoso Binho Rondinelli, sendo o projeto mantido até hoje sob o comando de Geraldo José e Guacir.

Semana Festiva

As festividades de comemoração dos 60 anos do Barcelona começa neste sábado com Jantar Dançante às 19h00 e música ao vivo com valer de R$ 10,00 individual. 

No domingo, os times fazem jogos amistosos seguindo a programação. 

Na terça-feira 15 de Novembro feriado e data do aniversário do clube, mais jogos amistosos com a equipe máster (O Xodó) do Barça e muitas outras atividades. 

No sábado, às 10h00, reinauguração do campo de bocha, e à noite o encerramento das festividades com a Festa do Chopp. Os Convite estão a venda na sede do Clube em horário comercial. 

Mais informações: (15)32274140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário